A construção civil de Balneário Piçarras vive um de seus melhores momentos na história. Com um volume recorde em metragem quadrada em construção, o direcionamento estratégico do município tem atraído novas empresas do segmento, diversificando o padrão construtivo e elevando a notoriedade do município. Em 2020, 280 mil metros quadrados já possuíam o alvará de construção da Secretaria de Planejamento.
A cidade vem ganhando destaque estadual aproveitando suas condições de infraestrutura, qualidade de vida e posicionamento geográfico estratégico, uma questão que também é levada em conta pelas empreiteiras. Está entre grandes cidades do Estado e próxima à região metropolitana de Curitiba.
Esse crescimento vertiginoso da construção civil explica os dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles apontam que o Produto Interno Bruto de Balneário Piçarras foi o quarto no estado com o maior percentual de crescimento entre os anos de 2016 a 2017 entre todos os municípios catarinenses. Os valores finais passaram de pouco mais de R$ 594 milhões para R$ 839 milhões, uma elevação de 41,10%.
A evolução do segmento não se traduz apenas pelo volume significativamente maior de empreendimentos em construção ou para serem lançados. Houve também uma diversificação no perfil de imóveis, com uma fatia mais expressiva de imóveis de alto padrão. Isso traduz também uma confiança no potencial imobiliário da cidade e na sua crescente valorização, por sua vez resultado de uma percepção das potencialidades do município.
O número de empresas do segmento em atuação no município dá também uma dimensão desse interesse imobiliário. Hoje a cidade atrai empresas que investiam em outras cidades, contando com empreiteiras de Blumenau, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Navegantes, Joinville, além de grupos estrangeiros e que também querem construir na cidade.
コメント