top of page
  • Foto do escritorHabithar

Conheça Balneário Piçarras

Atualizado: 25 de mar de 2021

Antes mesmo de ser emancipada em 1963, Balneário Piçarras já era um destino de turistas especialmente do Norte do Estado de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Nos anos 70, o desenvolvimento da cidade lhe rendeu o apelido de "namoradinha do Atlântico". Nos anos 90, porém, a erosão de sua praia estagnou esse processo e a cidade passou quase uma década até voltar a crescer de maneira mais significativa, após obras de aterro hidráulico que recompuseram sua orla marinha.

Orla de Balneário Piçarras ao amanhecer.
A linda orla de Balneário Piçarras ao amanhecer.

Balneário Piçarras é uma cidade que hoje tem o turismo como um de suas principais atividades econômicas. A pesca, o comércio e a agricultura em seu território rural (com quase 4/5 de todo a sua área) compõem outros segmentos importantes. Nos últimos cinco anos, porém, a cidade tem conhecido um enorme boom imobiliário, o que tem dinamizado ainda mais sua economia.

São dezenas de novos empreendimentos em construção e outros em fase de lançamento. O número de tapumes exibe a intensidade desse crescimento e do volume de negócios previstos para os próximos anos. Só para ter uma ideia dessa evolução, em 2019 os projetos somaram 393 mil metros quadrados (498 projetos).

Dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Produto Interno Bruto de Balneário Piçarras foi o quarto no estado com o maior percentual de crescimento entre os anos de 2016 a 2017 entre todos os municípios catarinenses. Os valores finais passaram de pouco mais de R$ 594 milhões para R$ 839 milhões, uma elevação de 41,10%.


Como outras cidades do litoral catarinense, Balneário Piçarras é resultado da colonização portuguesa e açoriana. Seu nome "Piçarras" deriva de um sedimento argiloso comum na região conhecido como "piçarro". Atualmente, sua população beira os 25 mil habitantes.

A orla da cidade é composta por mais de 7 quilômetros de extensão, dos quais 1,6 km são sinalizados com a Bandeira Azul, uma certificação internacional que atesta a qualidade da praia em diversos critérios, como balneabilidade, estrutura e sustentabilidade. Um projeto de ampliação desse trecho a tornará a praia de maior extensão do País com a certificação internacional.

bottom of page